A tomada de força ou PTO é um sistema mecânico que se monta na caixa de velocidades para obter uma potência e um determinado número de voltas para nossa aplicação. Esta energia mecânica da caixa de velocidades é transmitida à bomba tornando-se em energia hidráulica. Ao escolher uma tomada de força devemos considerar os seguintes aspetos:

Qual é a marca da caixa de velocidades?

Na hora de solicitar uma tomada de força é muito importante saber a referência e marca da caixa de velocidades. Conhecendo o anterior, podemos aconselhar a encontrar a tomada de força mais adequada às suas necessidades.

Que janela ou registo da caixa devemos utilizar?

A maioria dos veículos industriais dispõe de um ou vários registos na caixa de velocidades para poder instalar uma tomada de força. Cada janela pode oferecer uma relação de transmissão diferente. Dependendo da posição do registo temos:

Laterais: A janela de fixação da PTO está na lateral da caixa de velocidades, direito ou esquerdo, sempre observando a caixa de velocidades desde a parte posterior do veículo.

Traseiras ou Posteriores: A janela de fixação encontra-se na parte posterior da caixa. Correspondem na sua maioria a caixas ZF, MB e VOLVO.

Inferiores (ou Ventral): A janela de fixação encontra-se na parte inferior ou no interior da caixa.

Que tipo de equipamento se move na tomada de força?

Atendendo a todo o tipo de aplicação, a tomada de força pode ter diferentes saídas. As mais comuns são:

Saída de compacto para bombas (ISO 4 furos, UNI 3 furos, SAE A, SAE B, SAE C)

Saída do prato para conectar a uma transmissão (SAE 1100, SAE 1300, SAE 1400, DIN 90, DIN 100, DIN 120, etc…)

 

Que potência é necessária para a aplicação?

Para fazer o cálculo da potência consumida é necessário conhecer a pressão e caudal da nossa aplicação.

Qual é o sentido de rotação necessário para a Tomada de Força?

Em função do número de carretos da tomada de força, podemos escolher o sentido de rotação.

A Bezares também dispõe de Kits inversores de rotação para aqueles casos em que não existem diferentes opções.

Qual vai ser a velocidade final requerida na saída da tomada de força?

Em função á relação interna, as tomadas de força podem ser:

Simples: Também chamada de direta. Relação 1:1

Multiplicadas: Multiplicam as voltas que recebem a saída da caixa. A relação será então 1: >1

Desmultiplicadas: Reduzem as voltas da saída da caixa de velocidades. A relação será de 1:<1

Para calcular a relação final, é necessário multiplicar a relação da saída da caixa pela relação interna da tomada de força.

Qual vai ser o sistema de acionamento necessário?

Segundo o tipo de acionamento, as tomadas de força podem clarificar-se da seguinte maneira.

Pneumáticas: Se o camião tem freno de ar a pressão, significa que tem compressor. Pelo geral acionam entre 7kg/cm2 e 8kg/cm2.

Em veículos pequenos, onde se dispõe de compressor, é possível instalar um kit pneumático de pressão BZ. Trata-se de uma unidade autónoma sem manutenção, que prove uma linha pneumática.

Mecânicas: Se adicionarem manualmente mediante uma alavanca ou cabo que conecta diretamente o pistão da tomada de força.

Por Vácuo: Quando o camião tem um descompressor, funcionam inversamente na pneumática através de uma linha de vácuo. Se o seu veículo não dispõe de uma, também é possível instalar mediante o kit de simples efeito BZ.

Elétricos com Motor: Este acionador incluiu um pequeno motor elétrico que está encarregue de rodar a vareta de acionamento em movimentos interno, sincronizado até que se produza um acionamento da tomada de força. As tomadas de força equipadas com este acionador dispõem de um sistema para a fácil sincronização assegurada. Com este sistema elétrico, ao contrário dos tipos de solenóide, que apenas trabalha o motor elétrico no momento da conexão ou desconexão, permite largos tempos de trabalho da tomada de força sem consumo elétrico e sem que possa afetar a bateria do veículo.

Electro-hidráulicas: Estão incorporadas a um atuador electro-hidráulico. Muitas vezes eles usam a tomada de força com embraiagem incorporada para caixas de velocidades automáticas Allison ou Aisin.