Na área da Óleo-hidráulica móbil ou industrial, tanto as bombas como os motores são componentes necessários para o bom funcionamento de diversas aplicações. Estes dois produtos, muitas vezes aparentemente semelhantes desempenham funções diferentes, mas complementares.
O que é uma Bomba Hidráulica?
Uma bomba hidráulica converte a energia mecânica do motor do veículo em energia hidráulica. Conduzindo o fluido hidráulico através de uma linha de pressão até ao componente que precisa ser operado (válvulas, cilindros hidráulicos, guinchos hidráulicos…) São responsáveis por gerar pressão no circuito. Podemos dizer que sem a bomba hidráulica não é possível ter um circuito hidráulico de média ou alta pressão.
Como funciona a Bomba Hidráulica?
As bombas hidráulicas funcionam movendo o fluido de uma área de baixa pressão para uma área de alta pressão, gerando o fluxo de pressão necessários para atender a uma aplicação hidráulica. Cada tipo de bomba hidráulica (bomba manual, bomba engrenagens, bomba de palhetas ou bomba de pistão) oferece desempenho específico em termos de pressão e/ou velocidade máxima. O que determina para quais aplicações cada tipo é mais adequado.
Tipos mais comuns de bombas hidráulicas
Bombas Engrenagens: Conhecidas pela sua simplicidade e menor custo, são amplamente utilizadas para aplicações de média e baixa pressão. A Bezares Portugal oferece uma linha completa de bombas de engrenagens com diferentes potências, segmentadas em diversos tamanhos (BEA, BEM, BEL, BEX), reconhecidas por sua confiabilidade e durabilidade em diversos ambientes.
Bomba Palhetas: as suas principais características são a modularidade e os seus baixos níveis de ruído. Estas bombas oferecem uma operação suave e fluxo constante. Tornam-se por isso adequadas para aplicações de média pressão. As bombas de palhetas das séries D e V da Bezares são projetadas para alcançar excelente eficiência e desempenho para a maioria das aplicações industriais.
Bombas de Pistão: Bombas altamente eficientes e capazes na realização de tarefas de alta pressão com dimensões compactas. A Bezares fabrica as suas bombas da série MR (serviço médio) e da série FR (serviço pesado), projetadas para oferecer desempenho excecional em ambientes exigentes. Além disso a nossa série FR2 como utilização dupla, oferece soluções para aplicações que exigem três modos diferentes num único circuito. Enquanto a Série FRV 84 oferece deslocamento variável, proporcionando versatilidade em aplicações que exigem controlo necessário de vazão e pressão.
Bombas Manuais: Utilizados em circuitos de baixa pressão, podem servir como método auxiliar de emergência em caso de falha de alimentação principal. A Bezares oferece bombas manuais de simples e dupla ação com vários deslocamentos.
O que é um Motor Hidráulico?
Um motor hidráulico converte energia hidráulica em energia mecânica. Utilizando o fluxo e a pressão gerados por uma bomba hidráulica para produzir força rotacional ou torque. Algumas das suas principais aplicações incluem guinchos hidráulicos, sistemas de elevação, etc.
Como funciona um motor hidráulico?
Os motores hidráulicos recebem fluído pressurizado da bomba hidráulica que aciona os componentes internos do motor (motores orbitais, de engrenagem, de palhetas ou de pistão), resultando em movimento rotacional. O impulso produzido por este movimento é usado para operar vários dispositivos mecânicos em aplicações industriais, agrícolas e outras.
Tipos de motor hidráulico?
Motores Orbitais: Capazes de fornecer alto torque em baixas rotações. Esses motores, são baseados num rotor orbital, amplamente utilizados na indústria têxtil, veículos de limpeza urbana, máquinas agrícolas, etc.
Motores de Palhetas: Oferecem operação suave, tornando-as ideais para tarefas de velocidade média e torque médio.
Motores de Pistão: Os motores FRM bidirecionais são valorizados por sua alta eficiência e torque, tornando-os perfeitos para aplicações que exigem controlo e potência precisos.
Principais diferenças entre Bombas e Motores Hidráulicos
Embora as bombas e os motores hidráulicos estejam intimamente relacionados, eles desempenham funções opostas num sistema hidráulico. As principais diferenças incluem:
Conversão de Energia: As bombas hidráulicos convertem energia mecânica em energia hidráulica, enquanto os motores convertem energia hidráulica novamente em energia mecânica.
Fluxo de fluido: As bombas geram fluxo de fluido, enquanto os motores usam esse fluxo para produzir movimento
Design: Embora pareçam semelhantes, as bombas e os motores possuem aparências diferentes para cumprir as suas respetivas funções.
Bombas de Engrenagens BE
Ideais para uma ampla gama de aplicações industriais, oferecendo durabilidade e eficiência.
Bombas de Palhetas D e V
Projetadas para tarefas de média pressão, proporcionando operação suave e desempenho consistente.
Bombas de Pistão MR e FR
Adequadas para aplicações médias e pesadas. Com a FR2 é oferecido fluxo duplo e a FRV 84, proporciona deslocamento variável para um controlo maior.
Conclusão
Embora esses componentes desempenhem funções opostas, eles trabalham geralmente juntos. A potência do motor do veículo é utilizada para atender os sistemas mais exigentes . Será necessário selecionar adequadamente a bomba e/ou motor com base nas necessidades específicas de cada cliente. A eficiência da aplicação no veículo pode ser significativamente melhorada, bem como o seu consumo de óleo.
Para mais informação ou dúvidas, por favor preencha o formulário de contacto. Aqui.